PDA

View Full Version : Dúvidas


Marcelo MM
03-22-2015, 11:44 AM
Iniciei no Reaper há alguns meses e queria esclarecer duas dúvidas.

1. Com a guitarra plugada em linha quando eu toco demora um pouco para sair o som nas caixas. É normal? Não deveria ser imediato?
Usando outros programas fora do Reaper o sai imediatamente.

2. Talvez o problema seja da mesma origem do primeiro. Depois de gravado quando aperto o play o cursor do Reaper e o som não estão sicronizados. O que fica muito ruim, porque o metronomo fica sincronizado com o cursor.

É problema de latência? O indicativo no canto superior direito da tela mostra 2,9/2,9 ms. Essa indicação é de latência não é?

Juca
03-22-2015, 12:43 PM
Qual sua placa de áudio? Que driver está selecionado em Preferences > Audio > Audio System e também em ASIO driver?

Marcelo MM
03-22-2015, 12:46 PM
Line 6 UX2 e o drive é o Asio ALL v2.

Juca
03-24-2015, 06:47 AM
Por acaso já testou usando o driver nativo da Line 6 para a UX2?
Normalmente os drivers ASIO nativos são bem mais eficientes em termos de latência do que os genéricos, como o Asio4All.
A indicação de 2.9ms é uma boa indicação, deveria significar baixíssima latência, mas pelo que você relata não é isto que está acontecendo.
Sugiro que baixe e tente configurar e usar o driver nativo de sua interface para fazer um comparativo de desempenho.
Poste o resultado e depois retornamos ao assunto.
Abraço.

Marcelo MM
03-24-2015, 07:16 AM
Já testei também. Aí aumenta para 6,1/12ms.

Estou imaginando que esteja relacionado ao buffer, mas alterei algumas configurações e nada.

Juca
03-26-2015, 03:59 AM
Mas selecionou o tipo de driver ASIO nas preferences do REAPER?
Se estiver selecionado outro tipo, mesmo usando o driver nativo vai dar maior latência. Selecionando o driver ASIO de sua interface deve baixar a latência.
Também verifique o tamanho do buffer no painel de controle de sua interface. Tente usar um buffer size de 128 ou 256 samples e veja se melhora.
Abraço.

Marcelo MM
03-27-2015, 02:20 PM
O que eu acho estranho é que independente do valor de latência indicado o retardo na monitoração não muda.

Se eu não entendi errado, precisaria de um direct box ou uma mesa de som pequena para fazer a monitoração. É isso?