Old 05-24-2015, 06:56 AM   #1
Marcelo MM
Human being with feelings
 
Join Date: Mar 2015
Location: São Paulo, Brasil
Posts: 8
Default Gravação de voz

Estou tentando gravar voz (uma narração, não é música) e as ondas sonoras ficam muito pequenas. O volume fica baixo.

Até consigo corrigir o problema do volume com o compressor e um plugin pré amplificador,só que aí aparecem ruídos e barulhos de fundo que não quero.

Acredito que se conseguisse gravar mais alto teria uma qualidade melhor. Não estou conseguindo tirar esses ruídos de fundo com o equalizador.

Tentei também microfonar um amplificador e as ondas ficam pequenas também.

Por que fica tão baixo assim a gravação? Preciso de um pré amplificador?

Estou usando uma interface Line 6 UX2 com ganho do microfone quase no último.
O microfone, dinâmico, é meia boca, CSR 2.0.

Last edited by Marcelo MM; 05-24-2015 at 07:10 AM.
Marcelo MM is offline   Reply With Quote
Old 05-27-2015, 02:43 PM   #2
frkasper
Human being with feelings
 
frkasper's Avatar
 
Join Date: May 2015
Location: São Paulo, Brazil
Posts: 189
Default

Quote:
Originally Posted by Marcelo MM View Post
Estou tentando gravar voz (uma narração, não é música) e as ondas sonoras ficam muito pequenas. O volume fica baixo.

Até consigo corrigir o problema do volume com o compressor e um plugin pré amplificador,só que aí aparecem ruídos e barulhos de fundo que não quero.

Acredito que se conseguisse gravar mais alto teria uma qualidade melhor. Não estou conseguindo tirar esses ruídos de fundo com o equalizador.

Tentei também microfonar um amplificador e as ondas ficam pequenas também.

Por que fica tão baixo assim a gravação? Preciso de um pré amplificador?

Estou usando uma interface Line 6 UX2 com ganho do microfone quase no último.
O microfone, dinâmico, é meia boca, CSR 2.0.
Tem que ver a spec do teu mic e quanto ele pede de ganho. Sofro um problema similar com o SM7B. Pra remediar, comprei um Cloudlifter, mas ainda assim fica um pouco baixo. Não dá pra confiar somente no pré da interface pra esses mics dinâmicos comilões de ganho.

A minha interface, por exemplo, é somente USB e a parte decente do pré é limitada (o resto, vem em forma de ruído). Esse Shure pede uns 60dB de ganho.

Um pré-amp é uma solução. Mas o ideal seria testar primeiro pra evitar frustrações. Pena que em nosso país não se vê uma política de devolução séria, como nos EUA, por exemplo.

Você pode tentar remover a parcela do seu ruído com o ReaFIR. Esse vídeo pode te ajudar.

Boa sorte! Abs!
frkasper is offline   Reply With Quote
Old 05-28-2015, 11:12 AM   #3
Marcelo MM
Human being with feelings
 
Join Date: Mar 2015
Location: São Paulo, Brasil
Posts: 8
Default

Encontrei essas informações.

Padrão Polar: Super Cardioide
Resposta: 70 Hz a 16 kHz
Impedância:300 ohms +/- 20%
Sensibilidade: -52dB +/- 3dB

O SM58 pede 54,5dB pelo que vi. Resta saber se essa sensibilidade do CSR é verdadeira.

Diminui um pouco o ganho e compensei o volume de outras formas. Melhorou um pouco os ruídos, mas vou testar o ReaFir.
Marcelo MM is offline   Reply With Quote
Old 06-19-2015, 06:17 PM   #4
Eichro
Human being with feelings
 
Join Date: May 2014
Posts: 103
Default

ReaFIR é muito bom pra isso, ainda que ele possa acabar eliminando um pouquinho do som da própria gravação que você deseja fazer, se o ruído for muito alto. Vale lembrar que a eliminação de ruído do ReaFIR funciona subtraindo frequências correspondentes a este ruído, então irá inevitavelmente pegar o seu áudio também (mas um ruído baixo significa que sua gravação não será afetada).

Pode ajudar também usar o ReaGate, que reduz ou anula intensidades sonoras abaixo de um certo patamar (Threshold). Você pode botá-lo de forma que patamar fique mais alto que o ruído, e mais baixo que a intensidade relevante da sua voz.
Eichro is offline   Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Forum Jump


All times are GMT -7. The time now is 06:56 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions Inc.