Old 05-09-2015, 08:03 AM   #1
frkasper
Human being with feelings
 
frkasper's Avatar
 
Join Date: May 2015
Location: São Paulo, Brazil
Posts: 189
Default Verificando ruído do equipamento.

Olá a todos. Sou novo no forum e este é meu primeiro post.

Gostaria de trocar conhecimento com vocês. Musica/Gravação é um hobby atual e gosto sempre de extrair e conhecer o máximo com o que tenho, sem ter que acreditar que preciso comprar algo melhor. Afinal, o bolso sofre, certo?

Tenho uma Focusrite 2i4 ligada apenas pela porta USB. Fiz uma experiência simples, detalhada a seguir:
  1. Sem nada plugado na interface, e com o ganho de 0dB, gravo um sinal limpo no REAPER (ex: 5s a 44,1kHz e 24-bit PCM);
  2. Normalizo o item, conforme figura abaixo. Esse número marcado na figura tenho como uma ordem de grandeza do ruído do meu equipamento (Interface, computador e ambiente);
  3. Analiso a FFT do sinal que gravei numa frequência e níveis bem amplos. Basta dar um play com seu analisador FFT de preferência. Gosto do SPAN (gratuito). Vejo que o ruído visível (claro que não audível nessa situação) começa a aparecer a partir de 2kHz.

E por que essa preocupação toda? O problema aqui pessoal não é o sinal que vem da guitarra, e sim quando eu plugo um microfone dinâmico e tenho que amplificar o sinal. Logo, toda essa troupe também é amplificada.

Sei que posso utilizar um EQ ou o ReaFIR pra descontar essa parcela, mas o foco nesse post é saber se este meu ruído-- da ordem de 90dB -- é aceitável ou se tem algo errado com a minha interface. Como não tenho outras pra comparar, recorro aos colegas do forum que quiserem compartilhar dos seus números. Acredito que a normalização de um sinal limpo já é o bastante pra se ter essa idéia.

Valeu people. Aquele abraço!
Fabio
Attached Images
File Type: jpg ItemNormalize.jpg (47.2 KB, 12890 views)
File Type: jpg SPAN.jpg (56.5 KB, 12861 views)

Last edited by frkasper; 05-09-2015 at 10:51 AM.
frkasper is offline   Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Forum Jump


All times are GMT -7. The time now is 10:14 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions Inc.