PDA

View Full Version : Problemas com PAN

Tauanã
03-31-2017, 05:03 PM
Boa noite pessoal, tudo bem?

Estou montando trilhas pra tocar ao vivo sendo:
L = Click
R = Samples e Orquestrações

Mesmo colocando 100% de pan pra cada lado, consigo ouvir o click soando baixo no lado R, como um vazamento, então quando amplifico nas caixas do PA soa bem alto. O mais estranho é que o VU Meter (led indicando volume) mostra como se não houvesse som do lado R enquanto não tem sample rolando.

Coisas que já testei:
- Renderizei o arquivo; (o vazamento aparece no render)
- Troquei do Asio4all para o Direct Sound;
- Todos os tipos de "pan mode";
- O plugin "JS: Channel Mixer";
- Montei um projeto novo e adicionei um noise gate no canal R;

E mesmo assim ainda não consegui essa solução. Vocês tem alguma luz pra mim?

SonicAxiom
04-07-2017, 12:08 PM
Bemvindo no fórum do Reaper, Tauanã.

Eu penso que o problema é que a placa de som interna do computador não tem uma boa separação de canais. Precisas dum melhor interface áudio como um RME Babyface segunda mão (primeira séria, não o novo "Babyface pro").

Também tens que baixar o volume do click o mais possível no arquivo e aumentar-lo de novo depois durante voçê toca. Como faz pra ouvir o click?

KChristopher
01-16-2018, 02:07 PM
Tauanã para não ter duvidas se é algo dentro do software ou se é a placa, pegue o arquivo de áudio em questão e ouça em outro sistema, onde vc possa mutar os pans. Poste aqui o que conseguiu.

adaocabelo
06-17-2020, 08:48 PM
Tenho uma Toneport UX2 da Line6, e o PAN/balanço funciona perfeitamente no Cubase.
Mesmo no Reaper, quando mexo no balanço do Master, ele fica perfeito: quando coloco todo para direita a esquerda fica sem som e vice-versa.

Para os canais que não tem BUS, eu preciso desmarcar o "Master Send" e configurar o output que ele direciona corretamente para os canais esquerdo e direito.

Entretanto, quando eu faço, por exemplo, um bus de guitarra para jogar dois canais (um para cada lado) e usar o mesmo canal para eq e comp já não funciona tão bem.
Novamente só consigo configurar, a muito custo, sem o send, perdendo os efeitos do BUS.

Existe alguma solução para isso?